Ads 468x60px

Gil
Gilvaneide Holanda - Afrodite se quiser. Tecnologia do Blogger.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Os fatos políticos de Apodi podem ser utilizados pelos professores de história! Felizmente e infelizmente.

Que me desculpem os que pensam que educação não tem nada a ver com política. Mas quero lembrar que os braços da política possuem alcances na vida de todas as pessoas, nos mais variados aspectos.
É possível ao professor educar quando este negligencia a atividade de reflexão sobre fenômenos comuns na política apodiense, como, por exemplo, o corporativismo político? De que serve estudar a Revolução Francesa, se o aluno não compreender que a situação lastimosa que resultou na luta por igualdade, liberdade e fraternidade ainda se mantém, mas pode ser transformada?

Obs: Esse interessante texto de autoria de Gildevan Holanda continua no blog  http://cadernosdaeducacao.blogspot.com
                       Recomendo a leitura completa! 

O PROFESSOR É UM SER POLÍTICO

O professor, sujeito indispensável no processo de aprendizagem escolar, é um personagem que desenvolve um complexo papel no exercício de sua profissão. É um facilitador de descobertas; animador e incentivador do desenvolvimento intelectual dos alunos; é um mediador, uma ponte entre o conhecimento e o sujeito do conhecimento; é um transformador da realidade. Todo professor é um ser político. Alguém que afeta o seu tempo e o futuro através de suas escolhas, seus propósitos educativos. O professor reconhecedor de sua função política reflete criticamente sobre sua prática, sobre o mundo e a ideologia dominante. Não podendo ser neutro, explicita seu posicionamento diante do que o circunda, desmascara a ideologia que dita todas as regras para o funcionamento da sociedade.

Outros pregam uma suposta neutralidade dizendo que o professor não pode assumir uma posição política, deve ser imparcial. Mas eles não compreendem que essa defesa já é uma demonstração de suas posições políticas nada imparciais, com certeza, ingênuas. Quando o professor não luta para alcançar mudanças significativas na sociedade, quando prefere o conforto de sua acomodação diante da cruel realidade enquanto põe a culpa de tudo em fatalismos, está levantando a bandeira da ideologia dominante, ainda que inconscientemente .
Todo profissional docente deve dedicar-se a investigar sua prática, suas escolhas, suas motivações.
Precisa construir a sua identidade autonomamente. Quando  isso não ocorre, suas ações docentes serão forjadas por uma força maior que almeja manter o status quo. Manutenção ou mudança; a impossibilidade de tudo ou a convicção de que mesmo gigantesco, nenhum obstáculo é eterno, são dois posicionamentos antagônicos presentes no universo da escola.

Texto de Gilvânia Holanda 

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Paralisação dos ASG dos Hospitais Regionais - GREVE

Neste dia 19, chegando no Hospital Cleodon Carlos de Andrade - Pau dos Ferros, assisti a uma reunião/ discussão de auxiliares de limpeza do referido hospital. Os mesmos estariam escolhendo quais setores  iriam "limpar". Acontece que neste dia, por ordens de sua empresa terceirizada - JMT Serviços  e Locação de Mão de Obra, resolveram paralizar os serviços em 70% em todo o hospital. Os motivos expostos foram a falta de repasse do Governo do Estado referente aos meses de novembro e dezembro de 2010, e julho, agosto e setembro de 2011. Desta forma a empresa não poderia fornecer o pagamento aos seus funcionários, até que se regularize as pendências financeiras. A empresa espera uma definição da Governadora Rosalba.

Poderíamos eleborar aqui uma lista de materiais, produtos e equipamentos  que faltam nos hospitais regionais do estado ( soros, remédios e outros), agora como não bastasse os pacientes e funcionários estarão literalmente atolados no LIXO!

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Projeto de Lei quer tornar criminosos indivíduos que pagarem por prostituição


A Câmara Federal está estudando o Projeto de Lei 377/11, do deputado João Campos (PDSB-GO), que objetiva criminalizar o ato de pagar ou oferecer pagamento a alguém pela prestação de serviços sexuais. Desta forma, o ato de pagar prostitutas para programas se enquadraria em ato criminoso, podendo levar de seis a dois meses de prisão.  Segundo o autor do projeto a proposta objetiva coibir a prostituição, que para ele é associada a ouras atividades prejudiciais a sociedade, como o crime organizado e exploração de menores.  Na opinião do deputado, a decisão de se prostituir, na maioria dos casos, é provocada por “circunstâncias sociais” e não deve ser punida. 

Opnião do blog: Não só sou a favor deste projeto como acredito que a resposta positiva dessa lei pode ser refletida nos indicadores sociais, na diminuição dos índices de DST’s , principalmente AIDS, violência contra a mulher, diminuição do uso de drogas e abortos. Mais do que isso, ainda servirá para erradicar a visão ultrapassada de mulher como sujeito meramente sexual e reprodutivo.
Esse Projeto de Lei pode se tornar bastante interessante para o governo e torna-se uma medida inteligente e estratégica se o mesmo vislumbrar que ele defende a tríade: instituição familiar, princípios religiosos e interesses político-sociais de redução de gastos com recuperação de indivíduos com DST’s, uso de drogas, violência, complicações de abortos. Teremos assim não só melhores índices mas também menos gastos públicos.

Gil. vaneide Holanda