A motivação do trabalhador é um tema imprescindível, que eu não poderia deixar de citar aqui [rs].
Um funcionário motivado produz mais, contribui de uma forma bem mais significativa para o crescimento, a expansão e a sobrevivência da empresa na qual está inserido, assim como também se satisfaz mais com sua profissão, evitando uma quantidade maior de profissionais frustrados. Sabemos que ninguém vai a lugar nenhum desmotivado.
Neste sentido, o filme Mãos Talentosas traz de forma brilhante uma história de dedicação, superação e autoconfiança. Conta uma história verídica de um jovem pobre, negro, filho de mãe analfabeta, bem a cara do brasileiro, chamado de Ben Carson.
Carson era um jovem que sempre apresentava notas baixas e mostrava-se desatento, não se importava muito com os estudos, porém sua mãe apesar de ser analfabeta, soube disciplinar seus filhos e motivá-los para estudarem, garantindo que uma vida melhor havia de vir.
É muito interessante ver as estratégias disciplinares que sua mãe “analfabeta” impusera tais como muito diálogo, muita motivação para aprender a tabuada, controle e regras para assistir televisão e motivação à leitura, incentivando-os a ler e depois fazer um resumo dos livros. Desta forma, Carson conseguiu a motivação que precisava para crescer e amadurecer profissionalmente, como um grande neurocirurgião.

O filme nos leva a uma profunda reflexão sobre a importância da disciplina, motivação, autoconfiança, apoio e incentivo da família, dedicação e vontade. Através dele percebemos que a motivação não vem só de dentro para fora, mas de fora para dentro também, com o auxílio da família, de uma equipe ou amigo.
Torna-se essencial para um profissional a crença em valores, autoconfiança e satisfação para que consiga conquistar seus objetivos e sucesso profissional. Para tanto isso pode ser conquistado em equipe, dentro do seu ambiente de trabalho, através da própria empresa que trabalha com incentivos das mais variadas formas, com o trabalho em grupo e o coleguismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário